segunda-feira, 9 de junho de 2008

Tem coisas que só um 4x4 pode fazer por você - II Dia Nacional De Preservação de Trilhas














Um fim de semana mais do que ecológico no meio da natureza. Esta última semana foi a Semana do Meio Ambiente e em virtude dela e de viverem em contato direto com ela aos finais de semana, os grupos de jeepeiros pelo país se organizaram para realizar atividades visando a preservação do meio ambiente, conservação das matas e trilhas e limpeza das mesmas.

A principal meta além de buscar a manutenção a preservação do espaço frequentado é de buscar concientizar os grupos que utilizam as áreas de preservação (moradores, jeepeiros, motoqueiros, campistas, turistas e eco-curiosos em geral. Em Belo Horizonte, os principais grupos de jeepeiros se uniram para realizar uma atividade conjunta e mais abrangente contando também com coação de cobertores e colocação de placas na entrada das principais trilhas da cidade relembrando aos visitantes da necessidade de se preservar o que existe lá.

O ponto de encontro foi no Bar Patorroco onde as doações foram coletadas e os grupos que iriam fixar as placas divididos, houve participação não apenas de jeepeiros mas de empresas da região que patrocinaram a confecção das camisetas, adesivos e placas do dia além do churrasco de confraternização que entrou noite a dentro após a fixação das mesmas. Parabéns aos organizadores pelo evento todo e a participação dos jeepeiros pois numa conta rápida haviam mais de 50 carros no evento, além dos zequinhas e familiares.

Neste dia meu destino foi Corcovas onde fixamos as placas nas 2 entradas da tribo além de colocar uma terceira na entrada da Lair. Óbvio que para colocarmos nas 2 entradas na Corcovas fomos obrigados a percorrê-la por inteiro...


Aproveitando este ensejo e partindo da filosofia que em alguns lugares só um 4x4 te leva, domingo o Troller Clube MG (divisão "favela" conforme alguns comentaram), se dirigiu para Raposos fazer um bucólico "passeio" até a cachoeira de Santo Antônio (acho que era este o nome certo), novamente um programa de contato direto com a natureza e com o meio ambiente. A primeira parte do caminho foi bem tranquila, com direito as umas brincadeiras rápidas num formato "Entra e Sai" do Embú em Sampa.

Mas no final, para chegar a cachoeira a brincadeira era mais séria e os degraus de pedra bem mais desafiadores... mas como todo passeio em grupo, o companheirismo e o trabalho de equipe nos levou a um canto escondido em Minas que vale a pena ser visto por todos. No meio de uma garganta no fundo de um vale, temos um rio de águas límpidas, geladas e um lago natural ótimo para curtir o dia e a natureza. Claro que levou pelo menos 2 horas para chegar até ela e mais 2 para sair dela com 6 carros.


Mas o registro valeu e as emoções do caminho também. O final do final do dia foi uma agradável descoberta do Aspenrose, um restaurante de comida típica alemã perdido no meio das estradas de terra da região.

Além disto valeu duas grandes adições a estes primeiros 15 dias de ser um paulista perdido em Beagá.

A primeira aos amigos jeepeiros da cidade e região pela acolhida e aceitação de mais um companheiros nas trilhas (Galopeira, Corcovas, Cachoeira de Sto Antônio), botecos (Toca do Porco, Patorroco, encontro no mineirão), passeios e demais atividades, vir para uma cidade sem contato nenhum é um grande desafio para qualquer um, e através de algo bão dimais como fazer trilhas esta sendo gratificante ver que não estou tão perdido assim.

A segunda, como já tinha feito no Patorroco no sábado a noite, me desculpem os atleticanos, mas 5x1 foi bão dimais também, saí no sábado sabendo que ou iria me divertir muito ou seria alvo de muita zoeira ao final do dia... ainda bem que o Tricolor resolveu começar a mostrar o que realmente sabe.

As fotos todas em breve estarão no meu site www.andrerusso.com.br (hoje ainda no flickr, link no site). Um grande abraço a todos.

Russo
andrebmoreira@gmail.com
Cel.: 11 8146-6926




Um comentário:

Bem.. comentários sempre são bem vindos.. mas monitorados e moderados.. então não adianta fazer gracinhas.